ZERADA A FILA DE CIRURGIAS PARA CATARATAS

Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde promoveu um mutirão para cirurgia de cataratas na cidade de São Lourenço do Oeste, na oportunidade a fila foi zerada, totalizando cerca de 30 pacientes que receberam de forma gratuita o procedimento cirúrgico e todos os medicamentos durante e pós-cirurgia.

A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos, a doença afeta principalmente a população com mais de 60 anos de idade, no Brasil essa doença é responsável por 50% das cegueiras na população, segundo estudo do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).

Em função desse dado preocupante os trabalhos para realização do procedimento cirúrgico foram intensificados e através de busca constante de recurso para a Saúde de Coronel Freitas, a Secretaria de Saúde conseguiu por intermédio do governo do estado, recursos necessários para os pacientes que estavam aguardando na fila. Totalizando aproximadamente R$ 50 mil reais de gastos nesse mutirão.

‘’Esse mutirão tem como objetivo melhorar a vida dos pacientes que estavam aguardando na fila. Para nós, profissionais da saúde, é gratificante compartilhar com os pacientes a alegria de voltarem a enxergar melhor, quero agradecer toda a equipe da saúde e a Administração que não tem medido esforços para trazer melhorias na saúde dos Coronelfreitenses’’ Comenta a Secretária de Saúde Elisangela da Silva.