Coronel Freitas receberá mais médicos em programa inédito em Santa Catarina

A prefeitura de Coronel Freitas anunciou, nesta quarta-feira (23), um programa inédito em Santa Catarina. A partir de um convênio que será firmado com a Unimed Chapecó e a Unochapecó, no próximo dia 03 de março, o município irá receber o primeiro Programa de Residência Médica em medicina da família e comunidade do estado.

Na prática, o programa vai permitir a Coronel Freitas ampliar o atendimento médico à população no ESF2, onde será implantado, ao mesmo tempo em que os médicos residentes terão a oportunidade de realizar sua especialização na saúde da família.

Segundo a Secretária da Saúde, Elisangela da Silva, o início dos trabalhos deve ocorrer nos próximos dias, por hora será uma médica que atuará uma vez por semana, realizando procedimentos e acompnhamento individual sob supervisão. O investimento do município é zero, uma vez que a carga horária dos médicos residentes integra a matriz curricular do programa de residência.

Para o prefeito Ade Cassaro, o programa de residência vinha sendo articulado há dias, a partir de uma iniciativa da Administração Municipal: “entendemos que é um programa fantástico e bom para todos os envolvidos. Enquanto Coronel Freitas recebe mais médicos sem custo, com ganhos à população, os médicos residentes terão um local para exercer suas atividades”, destaca o prefeito Ade Cassaro. Para o vice-prefeito Henrique Favaretto, que coordenou as tratativas com a Unimed e a Unochapecó, “esse programa agrega duas instituições respeitadas na região, o que reforça o compromisso da Administração Municipal em ampliar e qualificar cada vez mais o atendimento da saúde à população”.