Dia do Cooperativismo é comemorado pelas Cooperativas em Coronel Freitas

➡ No último sábado dia 1 de julho, dia do cooperativismo, foi realizado pelas cooperativas do nosso município, o ‘dia de cooperar’. O evento foi organizado pela Cooper Alfa, Sicredi, Cresol, e Sicoob.

➡ O dia do cooperativismo foi criado em 1923, pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o objetivo de destacar o movimento que promove, com princípios e valores, a eficiência econômica, a solidariedade, a igualdade e a paz mundial.

➡ Além de proporcionar uma confraternização agradável entre as cooperativas, o evento teve brinquedos para criançada, e as pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre cada cooperativa.

➡ Esteve presente também, a equipe da Saúde do nosso município realizando aferição de pressão arterial e teste de glicose.

➡ No mundo, há três milhões de cooperativas e um bilhão de cooperados, o que representa 12% da população do planeta. Uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista, segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). No Brasil, de acordo com os últimos dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 4.888 cooperativas e quase 20 milhões de cooperados.

➡ O cooperativismo catarinense já reúne 3 milhões 909 mil associados e obteve receitas totais, em 2022, da ordem de R$ 82 bilhões e 832 milhões de reais. O crescimento no ano passado, foi de 21,7% o que representa mais de sete vezes a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no período (2,9%).

➡ Queremos de forma especial agradecer, em nome do Prefeito Ade Cassaro, que esteve presente, a todas as cooperativas, parabeniza-las por essa data, em especial a todos os associados das mesmas, salientando o quanto essas instituições são importantes para todos. Somos sabedores que as cooperativas são propulsionadoras da economia do nosso município, fomentando e incentivando o agronegócio.