Estudantes do município de Coronel Freitas aprendem sobre as abelhas.

➡ A turma do quinto ano da Escola Municipal Simões Lopes de Coronel Freitas, teve, neta segunda-feira (07), uma atividade referente ao Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. A médica veterinária, Marina Gabriela Possa, da Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de Coronel Freitas, responsável pelo projeto na escola, realizou uma aula teórica sobre a Sanidade das Abelhas e em seguida foram para a propriedade dos Srs. Belmiro, Ari e Cleisson Rossoni, na linha Pilão de Pedra, em Xaxim, onde tiveram a oportunidade de conhecer na prática um meliponário e um apiário.

➡ Os estudantes visualizaram o interior das colmeias de abelhas (Apis mellifera) e as abelhas silvestres, tiveram contato com própolis, mel e cera de abelha. Conheceram os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) a serem utilizados na apicultura e os demais equipamentos importantes na extração do mel. Por fim, viram como acontece o processamento de cera bruta em cera alveolada, produzida na propriedade.

➡ As abelhas prestam um serviço ambiental essencial através da polinização, viabilizando a produção de diversas culturas agrícolas e a preservação da vegetação nativa. A fruticultura, atividade de grande impacto econômico em várias regiões de Santa Catarina, é uma das maiores beneficiadas.

➡ A educação sanitária objetiva promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários, estimulando a população a adquirir hábitos que promovam a saúde e evitem as doenças. Conforme a médica veterinária, a educação sanitária é primordial no âmbito escolar e também deve estar presente nas casas das famílias catarinenses, para promover hábitos saudáveis e de sustentabilidade necessários à manutenção da saúde e do bem-estar de toda a família.

➡ “O importante é enriquecer o currículo escolar e mostrar a importância do trabalho da Cidasc na proteção da saúde pública, saúde animal, saúde ambiental e na promoção do agronegócio catarinense. Com comprometimento de toda a rede escolar, conseguimos levar conhecimento e sensibilizar nossas crianças a serem disseminadoras de informações sobre saúde pública e sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos de origem animal”, pontua Marina.

➡ Localização dos meliponários, apiários e equipamentos: Outro ponto importante é instalar o apiário em regiões com boas floradas e fontes de água naturais para que as abelhas sejam bem alimentadas. Além disso, claro, o trabalho com abelhas exige equipamento como Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado para garantir a segurança de seu colaborador.

✅ Fonte: Alessandra Carvalho

➡ Assessoria de Comunicação – Cidasc