SISTEMA ELETRÔNICO PARA PROJETOS DE ENGENHARIA

A Prefeitura Municipal anunciou hoje um avanço significativo na modernização de seus processos administrativos relacionados a projetos de engenharia. Com o compromisso de agilizar e otimizar a tramitação de documentos, bem como promover maior transparência e eficiência na gestão pública, a partir do dia 05/02, será vinculado via AMOSC um sistema eletrônico dedicado exclusivamente ao recebimento e análise de projetos de engenharia.

O novo sistema representa um marco na transição para práticas mais modernas e sustentáveis, eliminando a necessidade de documentos em papel e simplificando consideravelmente a comunicação entre os profissionais da área e o órgão pública. Agora, arquitetos, engenheiros e demais interessados poderão submeter seus projetos de forma totalmente digital, proporcionando uma resposta mais ágil por parte da Prefeitura.

Vale lembrar que municípios vizinhos já estão usando essa ferramenta eletrônica, e Coronel Freitas através do decreto nº 10.133, 02 de Fevereiro de 2024 também irá aderir. O uso é obrigatório, sendo permitidos protocolos físicos até 29.02.2024, como período de adaptação, desde que com justificativa do motivo, não sendo recebidos, novos pedidos físicos, sem exceção a partir de 01.03.2024. Destacamos vários benéficos como:

1. Agilidade no Processo: A tramitação eletrônica permite uma movimentação mais rápida dos documentos, reduzindo o tempo necessário para análise e aprovação dos projetos de engenharia.

2. Redução de Papel: A transição para o meio eletrônico contribui para a diminuição do uso de papel, alinhando-se com práticas mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

3. Facilidade de Acesso: O acesso remoto aos documentos facilita a colaboração entre os envolvidos, como engenheiros, arquitetos e autoridades competentes, promovendo uma comunicação mais eficiente.

4. Transparência: O Protocolo Eletrônico oferece maior transparência no processo, uma vez que permite o acompanhamento online do status dos projetos, fornecendo informações em tempo real aos interessados.

5. Segurança da Informação: O uso de sistemas eletrônicos geralmente inclui medidas de segurança robustas para proteger a integridade e confidencialidade dos dados, garantindo a segurança das informações.

6. Facilidade de Arquivamento: O armazenamento digital simplifica a gestão de documentos, facilitando a localização e recuperação de informações quando necessário.