EXAMES LABORATORIAIS

Ser usuário do SUS.

Possuir cadastro no sistema de cadastros da Secretaria Municipal de Saúde.

Possuir encaminhamento médico para exames laboratoriais.

 

EQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Ser usuário do SUS.

Possuir cadastro no sistema de cadastros da Secretaria Municipal de Saúde.

Possuir encaminhamento médico para exames laboratoriais.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Coleta dos exames é realizado pelo laboratório contratado Posto de Saúde Central. 

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

A autorização dos exames e sua coleta poderão ser realizados no mesmo dia que foram solicitadas, sem fila de espera. 

CADASTRAMENTO E ATUALIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

Cadastro e atualização de estabelecimentos de saúde.

 

EQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Preenchimento da documentação fornecida pelo Setor de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde 

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Cadastro e atualização de estabelecimento junto ao Ministério da Saúde.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Em até 7 dias a partir da entrega da documentação preenchida.

SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO DA ASSISTENTE SOCIAL

Acompanhamento das condições de saúde e condições social dos usuários, nas diferentes fases da vida, crianças, adolescentes, adultos e idosos.  

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Serviço é solicitado por outros profissionais de saúde, principalmente através de visitas domiciliares da assistente social juntamente com outro profissional que a mesma avaliar ser necessário. O atendimento também é realizado quando houver solicitação de familiares ou pessoal que tragam até a profissional a necessidade de atendimento.

Paciente devidamente registrado no sistema de cadastro individual e domiciliar do município.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Atendimento na Unidade de Saúde ou na residência do paciente.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Os casos identificados como urgência pelos profissionais são atendidos de forma imediata.

Casos de solicitação para visitas de acompanhamento são agendadas conforme agenda da profissional e disponibilidade de veículo.

ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTA

Atendimento fisioterapêutico na reabilitação de usuário que apresentem problemas ortopédicos, pacientes que tiveram os movimentos comprometidos por acidente vascular cerebral, Contusões, entre outros.

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Paciente deve procurar a Secretaria municipal de saúde, portando documentação de identidade, CPF, cartão SUS e encaminhamento médico para realização de fisioterapia indicando o número de sessões que o paciente necessita. 

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Atendimento é realizado na Unidade Central.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Autorização da Secretária de Saúde é entregue no momento da procura.

O primeiro atendimento é realizado conforme agenda do profissional.

Após o primeiro atendimento os retornos serão agendados conforme situações detectadas em cada atendimento. 

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL

Prevenção e promoção de saúde bucal e em escolas, através de orientações, palestras, escovação dental supervisionada, aplicação de flúor, distribuição de kits de saúde bucal, levantamentos epidemiológicos, etc.

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Participar dos grupos, ou procurar uma das unidades básicas de saúde do município. .

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Atividades educativas e de orientações coletiva em grupos.

Individualmente durante prestação de serviço nas Unidades Básicas de Saúde. 

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Conforme solicitado ou agendamento prévio de atividade educativa. 

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Atendimento odontológico gratuito, tais como, profilaxia (limpeza), restaurações, extrações, orientações, próteses parciais ou totais, etc.

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Cartão SUS.

Agendamento de consulta.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Atendimento odontológico nas ESF I e ESF III, sobre agendamento ou procura.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

No mesmo dia em que se procura atendimento, sempre que possível. Em casos de agenda lotada se marca o paciente para a data mais próxima que o mesmo desejar.

Casos emergências são atendidos no ato da procura.

 

CONSULTA MÉDICA AMBULATORIAL

Atendimento médico ambulatorial, ofertado a todos os munícipes, seja para consultas de rotina, para tratamento de doenças.

Atendimento primário que busca a resolução de problemas de saúde da população e realiza encaminhamento para realização de exames e consultas especializadas sempre que necessário.  

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Cartão SUS.

Cadastro na Unidade para acompanhamento regular.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Acolhimento e identificação da necessidade do usuário.

Encaminhamento para atendimento médico. 

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Atendimento geralmente é realizado no dia. Se o profissional não estiver no dia, marcasse a data mais próxima para que o paciente receba o atendimento. 

TRANSPORTE DE PACIENTE PARA TRATAMENTO FORA DOMICÍLIO

Transportar pacientes para consultas, exames ou procedimentos cirúrgicos encaminhados através do SUS e CIS AMOSC.

 

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Cartão SUS.

Documento de identificação com foto.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Transporte realizado com veículo da Secretaria de Saúde, conforme necessidade do paciente  e agendamento realizado.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Conforme agendamento realizado pela Secretaria de Saúde

CARTÃO SUS

O Cartão Saúde tem como objetivo cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar a Rede de Atenção à Saúde e, com isso, facilitar o acesso de todos os usuários às ações e serviços que venham a necessitar ao longo das suas vidas. Os cartões antigos (iniciados por 898) estão sendo atualizados, pois se utiliza, atualmente, a Base Federal que inicia com a numeração 700.

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Adultos:
-Documento oficial com foto 
-Número de CPF (Cadastro de Pessoa Física)
-Certidões (nascimento, casamento, separação ou divórcio), 
-Comprovante de residência atual (original) em nome do usuário solicitante, declaração que comprove a residência do usuário no município. 

Crianças:
-Certidão de nascimento da criança, 
-Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe (originais) ou responsáveis.
-O número do CPF não é obrigatório para realizar o cartão SUS das crianças.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Atualização, impressão e reimpressão do cartão SUS

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Imediato desde que o usuário esteja com a apresentação da documentação necessária

 

 

VACINAÇÃO

Vacinação de crianças e de adultos de acordo com o calendário padrão – recomendadas para todas as pessoas de acordo com a idade – ou para condições específicas – como para viajantes para áreas de risco de doença ou após mordedura animal / acidentes. 

 

REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Documento de identificação.

Carteira de vacinação ou Caderneta de Saúde da Criança.

Cartão SUS (preferencialmente, não obrigatório).

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Vacinas para crianças.

Vacinas para adolescentes.

Vacinas para adultos.

Vacinas para idosos.

Vacinas para gestantes.

Vacinas para população indígena.

Vacinas para profissionais da saúde.

Vacinas que devem ser feitas por todas as pessoas estão disponíveis nos Postos de Saúde que têm sala de vacinas ativa – Unidades de Saúde com sala de vacinas fechada por reforma ou manutenção podem ser informadas por contato com a Ouvidoria. 

Vacinas para situações específicas – como a vacina da  BCG são aplicadas em horários e dias específicos para otimização do imunobiológico e por requerer treinamento específico para aplicação deste.

 

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Entre a chegada do paciente na Unidade e a aplicação da vacina pode haver espera dependendo da quantidade de pessoas aguardando para vacinação. 

Fora períodos de campanha ou de aumento da procura, o atendimento é imediato e o serviço prestado em cerca de 30 minutos.